sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Lost in translation versão Kyoto

Essa é a história de como fomos parar num bar local ou de como é difícil dar e seguir dicas de restaurantes no Japão. O Rodrigo foi tomar banho e me passou a missão de escolher o lugar onde jantaríamos. "Dá uma olhada nas sugestões do guia", ele disse. A questão é: de que adianta pegar o nome e o endereço do restaurante se na porta do dito cujo vai estar tudo escrito no alfabeto japonês?! Ideia! Recorri ao Google maps e a opção "Perto de você" que a ferramenta oferece (propaganda gratuita sem qualquer retorno financeiro pro blog. Pena...).

A solução foi boa. Salvei as foto da fachada e as informações do restaurante que mais me atraiu. E, claro, pegamos as indicações do mapa. Chegando lá, como imaginávamos: não adiantou de nada saber que o nome do lugar era Hirarintei. Chegamos ao prédio pelo mapa e pela foto do street view. Mas só conseguimos identificar o que procurávamos pelo número do telefone impresso, entre mil ideogramas, nos anúncios da portaria. Bingo!

A primeira surpresa ao sair do elevador é que se tratava de um bar e não de um restaurante (valeu, Google!) e a suspeita, ao olhar o público em volta, se confirmou ao recebermos o cardápio: era um bar local, nada de menu em inglês.

No chutômetro, olhando as fotos (essa é a colher de chá que dão para os estrangeiros, já que os garçons também não falavam inglês), escolhemos tempura de peixe e um macarrão com cogumelo, presunto e um molho desconhecido que se revelou bom. Ah! Para garantir que alguma coisa, pelo menos, daria certo, Rodrigo também apelou para uma porção de batatas fritas.

De frente para o Torre de Kyoto, numa salinha (bota inha nisso) reservada, nos divertimos mesmo com a cerveja quente. E no segundo tempo nos arriscamos numa seleção surpresa de espetinhos de tempura. Teve batata, queijo, camarão, ovo de codorna, peixe e outros objetos comestíveis não identificados.

A conta da aventura deu menos de R$ 50.

Se não podemos dar muitas sugestões de restaurantes no Japão, ao menos vale uma dica: se jogue e divirta-se!




Nenhum comentário:

Postar um comentário