quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Um mergulho na culinária germânica


Recém-chegados a Berlim, precisávamos comer. Começamos a andar pela cidade até encontrarmos um lugarzinho bem charmoso chamado Nikolaiviertel, próximo ao centro histórico. Entre tantos restaurantes interessantes, escolhemos o Zur Gerichtslaube. Todo arborizado, oferecia comida típica alemã. Era o que queríamos. No primeiro momento um desencontro. O restaurante estava cheio e a garçonete pediu que aguardássemos. Esperamos e prontamente um casal nos furou a fila. O que era para ser um momento de raiva virou comoção ao ver o desespero da menina pelo ocorrido. Ela rapidamente arrumou outra mesa e nos deu um cardápio em inglês. Ponto pros alemães!


Muitos nomes desconhecidos até que eu pedi uma carne e a Hérica uma salsicha. Na chegada dos belos pratos, outro problema. Na confusão com o idioma, eu havia pedido fígado, que detesto. Nunca peça liver se você não gosta de fígado! A salvação foi trocar com a namorada que gosta da iguaria. E não é que os dois ficaram satisfeitos? A salsicha mais parecia uma linguiça e o repolho (sauerkrauft) era magnifico. O fígado também estava do agrado e molho chamou a atenção. Algo meio ferrugem, mas com um leve adocicado.

O que parecia ser a primeira furada da viagem, se transformou completamente em alegria (para mim) com a chegada do strudel, com um creme magnífico. Digo para mim porque a Hérica não gostou e disse que já comeu melhores no Brasil. Devidamente alimentados, demos uma volta no parque, vimos o pôr do sol às 20h e caímos no sono para curar o cansaço da viagem e começar a entrar no fuso europeu.

Rodrigo Stafford

Um comentário: