sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Café turco com uma borra de recalque


Os melhores achados são sempre os que não procuramos. E foi assim que descobrimos o café turco ou Turkish coffee. Entramos no museu da arte islâmica para fazer hora para conhecer a Mesquita Azul (estava fechada por causa do horário da reza) e depois de vermos centenas de tapetes, Hérica teve a ideia de tomar um café para tentarmos acordar (ao meio-dia).

Ao chegarmos, uma mágoa do tamanho da distância entre Turquia e Brasil. Uma cronologia desde o primeiro café até... ele chegar ao Brasil. Explico. Nosso país é mundialmente conhecido pelo café e historicamente também. Só que, segundo eles, o café é bebido na Turquia há muito mais tempo. Faz sentido, mas que é recalque não dá para negar.

A apresentação do café é extraordinária. Com xícaras, pires e tudo mais muito bonitos. Mas na hora do café... Aqui eles fazem o café com uma pastilha, que formato de supositório, que colocam dentro do bule e fervem a água. É superencorpado, mas forte demais. Mas é melhor do que os aguados cafés europeus, que dá vontade de nem tomar. Ah, o café ainda vem com um copo de água e uma bala de gelatina superdoce, que a patroa odiou, mas eu achei legal.

Se você sabe ler o futuro em uma borra de café, tradição por aqui, veja a foto e me conte se vou ganhar na mega-senha, da Luciana Gimenez.

Rodrigo Stafford



Nenhum comentário:

Postar um comentário