segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Banquete de grego para deixar saudade de Santorini


O almoço seria a nossa última refeição em Santorini e enquanto escolhíamos o restaurante comentávamos que não havíamos experimentado "aquela" comida que nos faria lembrar da ilha com água na boca. Eis que apareceu no nosso caminho a taverna Volcano Blue.

O que chamou a nossa atenção foram os menus de degustação de pratos gregos. Mas também poderíamos ter escolhido a mesa com vista para o vulcão se soubéssemos a história do restaurante. Construído dentro de uma caverna, o estabelecimento no passado era uma padaria muito freqüentada por quem passava pelo mercado de Fira (principal cidade de Santorini) para chegar ao velho porto. Hoje, a casa é especializada em frutos do mar e todos os seus pratos são preparados a partir de ingredientes tradicionais da cozinha grega, como queijo feta, vinhos e vegetais locais, iogurte e, claro, o que é trazido pelos pescadores da ilha.

Aproveitando a especialidade da taverna, optamos pelo Greek Seafood Menu e fomos nos surpreendendo com a saborosa sequência de pratos.

Para começar, salada grega com fresquíssimos tomates, pepinos, cebolas e alcaparras, temperados com queijo feta e azeite da melhor qualidade. Rodrigo chamou a atenção para as azeitonas pretas e tive que concordar: as melhores que já experimentei na vida.


Em seguida, o garçom trouxe uma tigela com água e limão e avisou: "ainda não é a comida". E quando o prato de fato chegou nos fez arregalar os olhos. Pensamos que eram ostras, o que não seria muito indicado para quem tinha uma viagem de oito horas de barco pela frente. Mas o que eles se orgulham de ser o melhor da casa, no entanto, é um mexilhão preparado com um delicioso molho, que ainda caiu bem com o pão - uma atração à parte, diga-se de passagem. Depois de uma rápida aula de como degustar o petisco, fomos ao trabalho. Ah! O limão era para não deixar cheiro de frutos do mar nos dedos. Mais um ponto!

O terceiro prato eram peixes pequenos, tipo sardinhas, fritos e servidos com um molho suave de alho e tabule. Me esbaldei com o peixinho e o pão gostoso no azeite da salada sem nem me lembrar que tinha mais.

A porção de lula e o polvo grelhados ficou praticamente inteira para o Rodrigo, que não reclamou.

E foi bom para deixar espaço para a sobremesa campeã: mel e amêndoas cobrindo o iogurte mais cremoso e delicioso que já saboreei.

Hmmmm. Depois desse banquete, me despedi de Santorini agradecendo aos deuses gregos da cozinha por nos ouvirem.

Hérica Marmo





Nenhum comentário:

Postar um comentário