terça-feira, 11 de setembro de 2012

I'm not a spice girl - ou como é difícil sobreviver à pimenta na Turquia


Escolher um prato em Istambul é um perigo se você é uma pessoa com pouca tolerância à pimenta. Como eu já sabia que um dos carros-chefes da culinária turca é justamente o tempero ardente, a primeira pergunta que faço ao escolher o que comer é: "Is it spice?". O problema é que o conceito de picante deles é diferente do meu e na primeira garfada no "any spice at all", minha língua já começa a arder e... lá se foi o gosto da comida. Juro que não é frescura. Adoraria saber saborear um prato apimentado. Mas o meu paladar é fraquinho, infelizmente.

Por conta dessa, digamos, limitação, o Rodrigo se tornou meu provador oficial na Turquia e, pior, muitas vezes o coitado abre mão do prato que ele escolheu para salvar a minha refeição. Foi o que aconteceu no ótimo Rumist, em Sultanahmet - ambiente aconchegante, bom atendimento e opções de lanches bacanas.
O Rodrigo saiu do hotel com vontade de comer kebap (equivalente ao sanduíche Kebab que comemos pelo mundo, só que o da vez era servido no prato) e eu quis provar uma pide, a pizza deles.

Pedidos feitos, eu fui premiada com a especial Konya, que o simpático garçom disse ter apenas queijo e um inofensivo molho à bolonhesa. Só não convenceu a minha língua, que teimou em queimar. Uma pena porque estava curtindo a massa, fininha e crocante. Mas pior foi para o Rodrigo, que teve que deixar o kebap misto (que, aliás, estava bem gostoso) para outro dia... É ou não um cara para casar?

Hérica Marmo



Nenhum comentário:

Postar um comentário