quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Nem tudo é doce. Nem a sobremesa




Último dia em Istambul e tínhamos uma luta contra o tempo para conseguir ver o Palácio do Sultão, o majestoso Dolmabahçe , almoçar e ir para o aeroporto pegar um voo para Capaddocia. Ao fim do passeio, resolvemos comer no café do próprio palácio, com uma linda vista para o Bósforo.

Pedimos pratos simples, mas quem disse que foi fácil? Num restaurante hiperturístico, a maior dificuldade era que alguém falasse inglês - aliás, fora de Sultanahmet, o bairro mais visitado, não é tão simples a comunicação com os turcos. O terceiro garçom, consultado se a comida era picante,  respondeu: " Everything is spice" ( Tudo é picante). Felizmente, ele estava apenas repetindo a palavra que usamos, sem ter idéia do significado. Eu pedi um doner (kebab) e Hérica, bolas de carne. Ambos nada apimentados.

O grand finale foi na escolha da sobremesa. Queríamos algo típico, mas não tínhamos tempo para esperar um garçom que soubesse inglês (o restaurante estava cheio). Olhamos as fotos no cardápio e optamos pelo tavuk gogsu , sem ter a menor pista do que se tratava. Pois bem... É até complexo descrever, mas parecia um mingau, com canela por cima e a consistência de um queijo ruim. Era meio mole e grudento, difícil até de partir. Hérica desistiu na segunda colheirada. Eu fui até o fim. Grande erro. A sobremesa ficou revirando no meu estômago por horas e foi comigo para a Cappadocia.

Pior foi depois descobrir que o tal tavuk gogsu é feito de leite, leite condensado e... peito  de frango! Eca!

 É, nem sempre a vida é doce, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário